Santa Maria contará, a partir de maio, com uma obra de arte arquitetônica de grande destaque na paisagem da cidade. Trata-se da passarela metálica que unirá o 14º andar da Torre Amor e Torre Divindade, a qual está em processo de instalação no empreendimento Espírito Santo, localizado entre as ruas Venâncio Aires e Dos Andradas, no centro da cidade.
Em 21 de março, teve início a montagem das placas para posterior içamento e instalação da estrutura. O trabalho, que está sendo realizado pela empresa Serluz Metalúrgica com o acompanhamento da equipe técnica do Construtora Jobim, é o primeiro da região central do Rio Grande do Sul e um marco neste segmento, reunindo características arquitetônicas que apoiam a funcionalidade do empreendimento e a estética do ambiente. A passarela metálica proporcionará uma vista excepcional da cidade como um todo.
— As hastes da passarela são coloridas seguindo as cores das torres Amor, Divindade, Caridade e Bondade. Os elementos de fechamento da estrutura proporcionam visibilidade para a cidade e para o Boulevard Espírito Santo, finalizando um trabalho arquitetônico que é um verdadeiro cartão postal para Santa Maria — diz a arquiteta Mireille Martins de Quadros Olmos, técnica da Construtora Jobim.
A estrutura que está em montagem possui 2,5m de largura, 3m de altura, 17,5m de comprimento, pesa 9 toneladas e tem capacidade para suportar 2 toneladas de peso, o que corresponde ao peso de 30 pessoas.
Para sua preparação, serão utilizados 5 mil parafusos e nove toneladas de chapa de aço. É uma estrutura de grande durabilidade com pintura galvanizada a fogo o que evita ferrugem e desgaste pelo tempo de uso e condições climáticas.
A passarela do empreendimento Espírito Santo deixará uma marca na história não só da construtora responsável pelo empreendimento, que já é modelo arquitetônico para o setor da construção civil, como da nossa empresa, da cidade e de toda a região.
A passarela metálica passará por várias fases em seu processo de preparação até o içamento da estrutura, agendado para 27 de abril. A montagem tem previsão de conclusão até o dia 5 de maio. Poderão usar a passarela só os moradores e usuários das torres.